Regra de Ruffini (Aplicações)
Introdução
A regra de Ruffini é uma regra prática bastante útil (muito mais fácil que a divisão tradicional de polinómios) e que permite obter resultados rápidos, fazendo apenas adições e multiplicações com números (nada de letrinhas). No entanto, é precisa alguma prática para se obterem resultados compensadores.Divisão de polinómios.
Vamos experimentar a regra de Ruffini directamente na divisão depor
Ora, 2x-1 = 0 <=> x=-1/2. Pelo que já sabemos o número que vamos colocar na coluna da esquerda. O nosso polinómio-dividendo não tem parcela do segundo grau, pelo que não nos podemos esquecer de colocar o zero no respectivo lugar:
Agora colocamos o 2 na linha de baixo, e colocamos o seu produto por -1/2 na linha do meio da coluna seguinte.
Somamos -1 com -3. O resultado escreve-se na linha de baixo, e o seu produto por -1/2 é colocado na linha do meio da coluna seguinte.
O processo segue igual até se escrever a linha de baixo da última coluna ( O resto).
Então:
.
Verificar se um número é raiz de um polinómio.
Podemos usar a regra de Ruffini para verificar se um dado número b é raiz de um polinómio. Para isso, então o polinómio tem que ser divisível por x-b, com resto zero.Uma aplicação deste conhecimento prende-se com a determinação dos zeros de uma função polinomial. Vamos usar este conhecimento para verificar se 1 é zero da função
O número da coluna da direita será 1, porque x-1=0 <=> x=1. Aplicando a regra de Ruffini, vemos que:
O resto é zero, pelo que 1 é um zero de f(x). Podemos depois explorar de forma mais sistemática os zeros de uma função.
Gráfico de f(x)
. Encontrar a assímptota oblíqua de uma função.
Finalmente, podemos usar a regra de Ruffini para saber a assímptota oblíqua de uma função. Uma assímptota oblíqua é uma recta de equação do tipo y=mx+b à qual a função se aproxima quando a variável independente (normalmente x) é muito grande (positivo ou negativo). As funções que exibem esse comportamento tem um gráfico semelhante ao que está representado em baixo.O gráfico acima corresponde à função
Vamos começar por usar a regra de Ruffini para determinar o quociente e o resto da função. Já sabemos que x+2=0 <=> x=-2, então, o quadro de Ruffini fica:
Aplicando a regra, ficamos com:
Podemos então dizer que:
Se dividirmos agora ambos os membros por x-2, obtemos a seguinte igualdade:
Esta última forma de escrever a nossa função é muito confortável para o estudo da assímptota. Quando x é muito grande (quer seja positivo ou negativo), a parcela 3/(x-2) é praticamente nula, e o gráfico da nossa função vai-se confundindo passo a passo com a recta y=x.
Dizemos então que y=x é a assímptota oblíqua de f(x).
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